Conversão CNH Brasileira para Patente di guida Italiana

Preparamos um passo a passo!

Saiba como converter sua CNH para a patente di Guida Italiana!

Duvidas? Acesse nossa comunidade e faça sua pergunta!

Odoo • Text and Image

Se você vive na Itália, provavelmente em algum momento será necessário converter a sua CNH brasileira (Carteira Nacional de Habilitação) para a patente di guida italiana para que você possa dirigir tranquilamente por aqui por um longo período. 

Também existem outras maneiras de guiar na Itália por um período mais curto de tempo e nós abordamos este tema neste post.  

Desde 15 de janeiro de 2018, vigora o “Acordo Bilateral Brasil-Itália sobre Conversão de Carteiras de Motoristas”, que permite que brasileiros residentes na Itália e italianos residentes no Brasil possam solicitar a conversão da sua carteira de motorista do país de origem para a do país de residência atual, ou seja, a CNH pode ser convertida em patente di guida na Itália e a patente di guida pode ser convertida em CNH no Brasil.


Lembre-se que apenas as categorias A e B podem ser convertidas sem exames práticos ou teóricos.

Requisitos para a Conversão

  • Carteiras de motoristas definitivas e valida.

  • Residência legal no país com menos de 4 anos, na data da solicitação.

  • Carteira de motorista com data de emissão anterior a data da obtenção da residência legal no pais.
Odoo • Text and Image

Procedimento

Apesar de algumas auto-escolas também fazerem este trâmite, é mais aconselhável se dirigir diretamente a Motorizzazione na Itália e ao Detran no Brasil para a realização do procedimento. Assim você pagará somente o realmente necessário, sem taxas extras.

Ao ser atendido na Motorizzazine, explique ao atendente que você pretende fazer a conversão da sua carteira de motorista. Prontamente ele te dará uma lista de documentos a serem providenciados.

Documentos exigidos e quanto custa

Para a conversão da CNH em Patente di guida é necessário providenciar os seguintes documentos:

  • Preencher duas folhas (domanda) que o funcionário da Motorizzazione te dará. Não é nada complicado, são informações simples como seu nome, endereço, o número da sua CNH, categoria, etc;
  • Pagar na Posta dois boletos que custam respectivamente 10,20 e 32,00 euros. Estes boletos podem ser obtidos na Motorizzazione mesmo, mas caso o funcionário não os forneça, eles também ficam disponíveis na Posta Italiana (o Correios da Itália). Procure o boleto onde está escrito “Dipartamento Transporti Terrestri – DIRITTI”. Basta preencher cada um com o valor indicado acima, colocar os seus dados (nome e endereço) e pagar na Posta mesmo;
  • Tradução Juramentada da CNH brasileira. Você vai precisar de um tradutor juramentado português-italiano para fazer fazer o tradução. O custo médio é de 45 euros;
  • Marca da bollo de 16 euros que você compra em qualquer tabacaria;
  • 3 fotos recentes. Quatro fotos custam 5 euros;
  • Fotocópia da CNH. Geralmente uma fotocópia custa 0,10 de euro;
  • Fotocópia da Identidade Italiana, 0,10 euro;
  • Certificado médico com marca da bollo e foto.
    Para obter este documento é necessário ir até o seu médico (a) de família e explicar que você vai solicitar a conversão da sua CNH. Esta consulta é gratuita. Ele (a) então vai emitir um documento simples falando que você é apto a dirigir, claro, se você for apto a dirigir.

Munido deste documento é necessário agendar uma consulta com o médico (a) da Medicina Legal que fornece o certificado médico necessário citado acima. Esta consulta custa 20,40 euros para a faixa mais baixa da tessera sanitaria italiana (cartão de saúde italiano).

É necessário levar nesta consulta a marca da bollo de 16,00 euros e uma fotografia. O médico (a) fará algumas perguntas referentes a sua saúde assim como um breve exame de vista e vai preencher uma folha com a marca da bollo, a foto e diversos carimbos. Ecco! Este é o tal certificado exigido pela Motorizzazione.

Depois de estar com tudo em mãos é hora de voltar à Motorizzazione. O funcionário vai conferir tudo, solicitar mais duas fotos, sua identidade italiana e protocolar o seu pedido. Aí é só aguardar 90 dias e voltar pessoalmente para ver se a conversão já está pronta. Lembrando que este tempo de espera pode variar de comune para comune.

Custo total

Marca da bollo de 16,00 euros;

3 fotos recentes 5,00 euros;

Boleto para o Dipartamento di Transporti Terrestri 10,20 euros;

Boleto para o Dipartamento di Transporti Terrestri 32,00 euros;

Fotocopia da CNH e da ID italiana 0,20 de euro, sendo ,010 cada;

Exame médico 20,40 euros;

Tradução Juramentada da CNH 45,00 euros;

Total: 128,80 euros.